sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alimentos Vermelhos



As cores dos alimentos conferem a eles propriedades nutricionais específicas, por este motivo é importante que em todas as refeições o seu prato seja colorido.

Consumindo alimentos de cores variadas aumentam as chances de abastecer o seu organismo com todos os nutrientes de que ele necessita.

Nesta matéria você vai conhecer os alimentos vermelhos e os benefícios que eles trazem à saúde.

Tomate: fonte de minerais como: potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro; e vitaminas: C, A e complexo B. O tomate contém ainda licopeno, substância antioxidante que protege o corpo de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata. Além do licopeno, o tomate contém betacaroteno, outro poderoso antioxidante que protege as células contra a ação dos radicais livres.

Morango: a fruta é fonte de ácido elágico, uma das substâncias responsáveis pela cor avermelhada do morango, que tem ação antioxidante e auxilia na diminuição da ocorrência de tumores no aparelho digestório. Outro componente do morango são as antocianinas, que também auxiliam na diminuição dos riscos de desenvolvimento de certos tipos de câncer e protege contra doenças cardiovasculares.

Maçã: a principal substância presente na maçã é a pectina, fibra solúvel que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no bom funcionamento intestinal. Diminuindo os níveis de colesterol, diminui-se também os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C e estimulante das funções cerebrais.

Caqui: devido ao seu alto teor de fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento intestinal. Fonte de fósforo, cálcio e sódio, além de betacaroteno (provitamina A) que tem ação antioxidante.

Melancia: ao contrário do que muitas pessoas pensam, a melancia não é uma fruta pesada, de difícil digestão. Ela tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B,

Pimentão vermelho: assim como o caqui, o pimentão é fonte de betacaroteno. Além disso é fonte de vitamina C e Niacina (vitamina B3), que alguns estudos indicam auxiliar na redução do níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos.

Cereja: a fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ainda colaboram com a redução dos níveis de colesterol.

Pimenta: em especial as vermelhas, são boas fontes de vitamina A e C. Contém também bioflavonóides que podem ajudar na prevenção de alguns casos de câncer; e capsaicina que pode atuar como anticoagulante, auxiliando na circulação sanguínea.

Aproveite a variedade de cores que a natureza te oferece e traga mais sabor à sua alimentação e benefícios à sua saúde!

Por Camila Rebouças de Castro
Nutricionista

Fonte: terra