quarta-feira, 9 de março de 2011

Respirar é... Viver !



Respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões onde será distribuído para todo o sangue.

Consequentemente aparelhos, órgãos e célula por célula do corpo, alimentando-o, vitalizando e desintoxicando, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento.

A oxigenação do sangue também evita a acidez que na medicina ortomolecular é denominada de radicais livres, extremamente nocivos para a saúde e um dos maiores causadores da doença.

O homem pode ficar vários dias sem se alimentar e não mais que alguns segundos sem respirar, isto porque sem oxigênio as células morrem, consequentemente o corpo perde a vida e morre também.

Um organismo saudável depende do oxigênio existente nele, isto quer dizer que uma quantidade inadequada pode gerar doenças das mais simples como uma dor de cabeça até um câncer.

Observe um recém nascido respirando, como respirar corretamente

Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada.

Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida.

Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão.

Isso pode ser comprovado facilmente:

Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente.

Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve. Para reverter o quadro é só praticar estes exercícios 1 a 2 vezes ao dia.

Benefícios da Respiração

Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando prisão de ventre, circulação sanguínea, memória.

Uma boa respiração:

* estimula o aqui e agora, que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro nem passado, ou melhor, vai lhe ensinar a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso reprogramar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual,

* viver no bem pensar, bem agir e até curando a si e o outro de uma doença qualquer, sem importar a distância (precisamos exercitar),

* regenera células,

* estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo,

* acalma, relaxa,

* suaviza as dores do parto.

Experimente fazer exercícios respiratórios quando estiver com fome. Você vai se sentir bem e perder a fome mostrando que a respiração alimenta.

Onde encontrar um bom ar

É importante respirar ar puro, perto de árvores, quanto maior a vegetação melhor porque são as plantas que liberam o oxigênio para a atmosfera. De preferência ficar longe das estradas, porque o tráfego de carros, faz liberar tóxicos para nosso organismo que muitas vezes levam a vida inteira e não conseguem ser eliminados, trazendo grande prejuízo para o ser humano, principalmente o fígado e o sangue.

Pesquisas feitas no Centro Médico em Haifa revelam que motoristas e cobradores de ônibus são mais propensos a ter câncer de pulmão mesmo sem ser fumantes e por isso os carros vão pagar pedágio mesmo dentro da cidade. O ar poluído deve ser evitado, sejam de fábricas, carros (nas cidades grandes existem órgãos encarregados de medir este ar), queimas de lixo, pneus, jornais, plásticos e principalmente dos cigarros, fazendo você virar um fumante passivo e correr riscos.

Evite ambientes fechados não só onde há aglomerações de pessoas mas também em lugares privativos.

Abra as janelas da sua casa

Se possível dia e noite, deixe o AR entrar.

Cortinas, carpetes, tapetes são focos de pó e ácaros, deixando o ar poluído, prejudicando qualquer pessoa, mesmo que seja imperceptível.

A Pele: o segundo pulmão

Respira-se não só pelo pulmão, mas também pela pele, então um pulmão sobrecarregado irá refletir na pele que pode estar ressecada, com alergias, furúnculos etc..

É necessário para a saúde que o corpo fique nu durante determinado período do dia para que este receba o oxigênio pela pele e com isso queimar o monóxido de carbono, liberando o gás carbônico que é altamente tóxico.

As roupas devem ser de algodão, folgadas, nunca roupas apertadas, sintéticas, principalmente as de lycra tão cobiçadas, mas nocivas para a saúde porque impedem a respiração normal da pele.

Respirar e renascer

O Renascimento é uma técnica de respiração muito poderosa onde vai acontecer uma super-oxigenação cerebral e com isto a pessoa submetida ao processo vai entrar num estado alterado de consciência e assim liberar seus bloqueios, podendo dissolver dores, traumas, mágoas, ressentimentos e outros sentimentos quaisquer que estejam impedindo o seu caminhar pela vida.

Revertendo tendências negativas mentais e físicas e podendo restabelecer os padrões naturais da respiração que foram desaprendidos devido ao estresse, insatisfação, incompreensão, traumas de infância, desamor pela vida, etc.. A técnica é simples, mas não é recomendado fazer sozinho sem orientação de um terapeuta competente e experiente.

RESPIRE E TENHA SAÚDE INTEGRAL !

Por Suzete Barreto