quarta-feira, 15 de junho de 2011

Receita: Pão Essênio


Trata-se de um pão de trigo integral germinado que é desidratado ao sol. Assim, temos inúmeras vantagens, entre elas menor teor de glúten e ainda mais digestivo. A segunda é que o amido cru não se transforma em acrilamida, substância muito danosa à saúde, presente em todos os produtos à base de trigo assado. Terceiro, trata-se de um alimento vivo, rico em enzimas e qualidade vibracional.

Importante lembrar que, em caso de celíacos, estudo na mesa radiônica revelou:

- teor de glúten no trigo antes de germinar: 22 a 25% com uma digestabilidade de 60%

- teor de glúten no trigo após germinação: 13 a 15% com uma digestabilidade de 80%

Ou seja, dependendo do grau de alergia ao glúten, é possível que alguns celíacos consigam administrar o consumo do trigo desde que previamente germinado e consumido na sua forma crua e viva.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo integral germinado (8 horas de molho em água + 16 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas) + missô (ou sal marinho ou molho shoyo) a gosto + orégano (ou alecrim ou manjericão). Opcional: 1 mão de girassol germinado e 1 pitada de pimenta do reino. Às vezes acrescento 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico germinado (8 horas de molho + 8 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas, depois tirar a pele). Fica um pão mais suave e macio.

Preparo: Coloque tudo no processador até obter uma massa com liga para formar os pães e o tempero estar aprovado. Forme bolinhas de 2 dedos máximo de diâmetro. Unte um pirex com um filme de azeite. Amasse as bolinhas sobre o próprio pirex até formar umas bolachas com cerca de 5 cm de diâmetro e 2-3 mm de espessura.

Leve para desidratar ao sol. Depois que a face superior já desidratou (uns 30 minutos) vire as bolachas para desidratar a outra face. Retire do sol, deixe esfriar e armazene em potes com tampa. Se bem desidratadas dura uns 3 dias. Uso estas bolachas como pão, base para canapés e mini-pizzas.

Sobre elas pode-se usar uma manteiguinha de abacate, uma folha de alface e tomate picado com limão e orégano ou uma pastinha de sementes germinadas.

Manteiguinha de Abacate

Preparadas a partir do abacate, que considero a manteiga mais natural e saudável do mundo, você pode preparar cada dia, ou hora, uma versão diferente.

Ingredientes: 1/2 abacate maduro, ramos de salsinha bem picadinha + 1 pitada de sal marinho (ou idealmente missô) + gotas de suco fresco de limão. Opções: cebolinha bem picada, coentro e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Algumas vezes ponho um tanto de cenoura ralada para dar crocância. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.

Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio.

Queijo de amendoim

Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira hidratando acada 3 horas, depois tirar a pele) + 1/2 dente de alho + 1/2 cebola pequena + gotas de suco de limão + raspa da casca do limão (opcional) + azeite a gosto. Às vezes coloco umas azeitonas picadas.

Preparo: Passe tudo no processador até obter a consistência de um queijinho cremoso. Sirva sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio. Opções: o amendoim pode ser substituído por amêndoa, castanha de caju, castanha do Pará ou gergelim.

Conceição Trucom

Fonte:
docelimao