quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ecologia e Psicossíntese


"Temos visto um despertar mundial de preocupação com o ambiente de nosso planeta, e ao mesmo tempo continuamos a ouvir sobre a devastação das florestas tropicais, os danos à camada de ozônio, a perda de terras cultiváveis e sua desertificação, a acumulação e o derramamento acidental de materiais radioativos e tóxicos, a destruição de antigos ecossistemas e de culturas humanas nativas, a extinção de milhares de espécies. 

Não podemos mais negar que nossos sistemas de apoio à vida no planeta Terra sejam gravemente expostos ao perigo, talvez além de um possível reparo.

Como achamos nosso caminho em tal mundo? 

Os pensadores e escritores preocupados com o futuro do planeta falam todos da necessidade de mudanças no modo de pensar, na atitude, nos valores culturais, começando com o indivíduo. 

Qual é a natureza desta mudança e como isto acontecerá? 

Como podemos ajudar a despertar nosso potencial humano e colocá-lo a serviço da paz, da justiça e da sustentabilidade, agora e para as futuras gerações?

Muitos de nós almejamos promover uma diferença, suscitar melhorias para nós mesmos, para o outro e para nossas crianças. 

Sentimos que temos que aprender e crescer como indivíduos ao mesmo tempo que nós tentamos mudar as coisas ao nosso redor. 

Queremos ficar mais eficientes e mais curadores para o planeta em nossas ações. 

Queremos nos sentir conectados com o mundo natural à nossa volta e com os outros. 

Buscamos sabedoria e inteireza".



Molly Young Brown

Extraído do livro "Growing Whole: Self-Realization on an Endangered Planet" de Molly Young Brown