domingo, 8 de janeiro de 2012

Quem voce realmente é?


Gautama Buda contou certa vez uma lenda sobre um filhote de leão.

Quando uma leoa estava percorrendo o caminho entre duas colinas, pariu um filhote. Algumas ovelhas que pastavam por ali perto acolheram o leãozinho em seu rebanho. Evidentemente, o filhote cresceu acreditando ser uma ovelha. Era herbívoro e pastava a mesma grama das outras ovelhas.

Quando o filhote atingiu a idade adulta, um velho leão em busca de alimento avistou-o no rebanho de ovelhas. O leão não conseguia acreditar nos próprios olhos. Esqueceu a fome e começou a perseguir o rebanho.

Finalmente conseguiu capturar o jovem leão. Este se pôs a chorar e a soluçar, pedindo: "Por favor, me deixe voltar ao rebanho!". Mas o velho leão o arrastou para um lago ali perto e o obrigou a olhar para seu reflexo na água, assim como para o reflexo do velho leão.

Então, aconteceu uma mudança abrupta. O jovem leão percebeu quem era, e seu rugido ecoou por todo o vale. Nunca antes ele tinha rugido, pois acreditava ser apenas uma ovelha. 

O velho leão perguntou: "E então, quer voltar para o rebanho agora?". O jovem leão riu e pediu desculpas ao velho: "Eu tinha esquecido totalmente quem eu era", disse ele, "e lhe agradeço infinitamente por ter me ajudado a lembrar."