sábado, 8 de setembro de 2012

Lenda Chinesa


Há muito tempo, na China, a jovem Lírio se casou e foi viver com o marido e a sogra.

Depois de alguns dias, Lírio passou a não se entender com a sogra, que só a criticava. De acordo com a antiga tradição chinesa, a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Lírio, já não suportando mais conviver com a sogra, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai.

Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse:- Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra.

Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar dela, porque isso causaria suspeita.

- A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela e para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve agir de forma muito amigável.

- Não discuta e ajudar a resolver seu problema, mas você tem que seguir todas as instruções que eu lhe der.

Lírio respondeu:- Sim, Sr. Huang, eu farei de tudo o que o senhor me pediu. 

Lírio ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar sua sogra.

Semanas se passaram e a cada dois dias Lírio servia a comida "especialmente preparada" à sua sogra. 

Ela sempre lembrava do que o Sr. Huang tinha recomendado sobre como evitar suspeitas e, assim, controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe.

Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lírio tinha controlado seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia mais amável e fácil de lidar e elas passaram a se tratar como mãe e filha.

Um dia, Lírio foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e lhe disse:- Querido Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra. Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.

O Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça:- Lírio, não precisa se preocupar. As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foram jogados fora e substituídos pelo amor, o carinho e a atenção que você passou a dar a ela. Voce mudou... e tudo mudou!